Asevila adere ao Outubro Rosa


O Brasil integra a lista dos países que acolheram o famoso movimento Outubro Rosa, iniciativa que tem como objetivo chamar a atenção em relação ao crescimento de casos de câncer de mama e sobre a importância do diagnóstico precoce. Consciente da importância dessa ação, a Associação dos Empresários de Vila Velha (Asevila) também abraçou a nobre causa.

 

De acordo com o diretor da entidade, Anderson Carvalho, a adesão aconteceu após uma reunião entre o Conselho Operacional, o Conselho de Logística e a Associação Feminina de Educação e Combate ao Câncer (Afecc).

 

Em apoio ao movimento, o site da Asevila recebeu a cor da campanha, o rosa, e disponibilizou o logo que dá acesso à página da Afecc. Toda e qualquer informação passada pela Afecc será publicada no site da Asevila e encaminhada via mailing para membros, associados, fornecedores e contatos dos governos municipal e estadual.

 

Além disso, empresas integrantes da entidade, como o Transamérica Pasárgada, Rodosol, Atres e Hiper Export, inseriram nas assinaturas de seus funcionários o símbolo da campanha, além da Rodosol, Five Com, Vale, Chocolates Garoto e Rede Autobem estarem realizando ações diversas em favor da campanha. Por fim, a Afecc promoverá palestras na Multilift, Vila Porto e TVV Login, empresas filiadas à Asevila, sobre a importância da prevenção do câncer de mama.

 

"Sem dúvida alguma, trata-se de uma campanha belíssima e muito importante em nossa sociedade, onde muitos casos de câncer de mama são detectados todo ano. Somos uma entidade série e comprometida não só com o desenvolvimento de nossa cidade, mas com o bem-estar dos cidadãos. Não podemos nos isentar desse papel de agentes conscientizadores", comenta o diretor da Asevila.

 

História

 

O Outubro Rosa é um movimento celebrado mundialmente. O nome da campanha vem da cor do laço que simboliza a luta contra o câncer de mama. A iniciativa começou nos Estados Unidos, onde muitos estados realizavam ações isoladas referente ao câncer de mama ou à mamografia no mês de outubro. Após aprovação do Congresso Americano, outubro se tornou o período nacional de prevenção contra a doença.

 

A primeira iniciativa realizada no Brasil foi realizada em 2002, em São Paulo. Na ocasião, o monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista recebeu a famosa iluminação rosa.





 

Se por acaso você estiver passeando pelas ruas de algumas cidades do Espírito Santo no mês de outubro e ficar surpreso ao se deparar com os principais monumentos desses municípios iluminados de rosa, não se espante. O objetivo é realmente esse: chamar a atenção para você e para a sua saúde.  Em sua terceira edição, o projeto Outubro Rosa 2012 - Um toque pela vida, é uma campanha mundial, que é organizado no Estado pela Associação Feminina de Combate ao Câncer - Afecc / Hospital Santa Rita de Cássia e que tem como principal objetivo sensibilizar a população sobre a doença que acomete cada vez mais os brasileiros.



 O Instituto Nacional do Câncer - INCA divulga periodicamente dados sobre a doença. A estimativa é que tenhamos 530 mil novos casos da doença no Brasil entre 2012/2013, contando com os casos de câncer de pele não melanoma.  Segundo o estudo serão 52.680 novos casos de câncer de mama e 60.180 de próstata, principais tipos que atingem mulheres e homens.


"Muitas pessoas ainda desconhecem a doença e demoram para procurar ajuda médica. A Campanha Outubro Rosa quer chamar a atenção de todos para esse problema e orientar, por meio de diversas ações sobre a  importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer, aumentando assim, a expectativa de cura. Tive câncer de mama há 20 anos e sou uma prova que se for descoberta no início as chances de cura são muito grande", disse a vice presidente da Afecc Marilucia Dalla.


 Para conseguir estruturar um programa deste porte, a Afecc firma várias parcerias com empresas, secretarias de saúde, prefeituras e órgãos públicos que viabilizam desde ações de marketing a folders que serão distribuídos durante o mês de outubro. "Costumamos dizer aos nossos parceiros que essa campanha não é nossa, é de todo cidadão brasileiro. A Afecc só organiza e se mobiliza para conseguir os meios para realizá-lo. É um trabalho de convencimento e atitude. Sensibilizamos o governo e as empresas e eles apóiam da maneira que podem. Não rejeitamos nenhum apoio / adesão", completa Marilucia.

 

Mais exames

Sensibilizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce para a cura do câncer não é o suficiente para que o número de óbitos reduza no Estado. É preciso que a população consiga realizar esses exames. Para isso, durante o mês de outubro, a Afecc sensibiliza as secretarias municipais de saúde para que estendam o horário nos postos de saúde e aumente a quantidade de exames. "Despertamos o interesse da população, agora é preciso que os municípios atendam essas pessoas. Algumas empresas particulares também nos cedem mamografias para que sejam distribuídas para a população", disse a doutora em comunicação e saúde e assessora de comunicação da Afecc Fabiana Franco.



Caminhada pela vida

A programação do Outubro Rosa inclui a abertura no Palácio do Governo, no dia 1 de outubro, palestras educativas solicitadas pelas empresas, ações globais junto com os municípios parceiros e campeonato de golfe. Para fechar a campanha será realizada no dia 29 a Caminhada pela Vida. O percurso será da Praia de Camburi até a Praça dos Namorados, em Vitória.

 

A ideia é juntar o maior número de pessoas possível para chamar a atenção da população. No final da caminhada haverá uma programação com teatro, orientações médicas, pula-pula para crianças, aferição de pressão, medidor de nicotina e de glicemia capilar.


Prevenção desde cedo

 No ano em que completa 60 anos, a Afecc resolveu inovar. Em 2012 a Instituição vai lançar o Projeto Afecc Educa que tem como objetivo orientar as crianças do 1° ao 4° ano do Ensino Fundamental sobre a importância de ter bons hábitos e levar uma vida mais saudável.  Para isso, foi criada uma cartilha com dois personagens:  Afequinho e Ritinha (em alusão ao nome do Hospital). Eles orientam os leitores a fazer boas escolhas, utilizando os jargões criados "legal pra valer" e "nada a ver", tornando-se de co-responsável da sua saúde.


A leitura é divertida e de fácil entendimento. A cartilha contém ainda tarefas para memorização daquilo que foi abordado e dicas de brincadeiras saudáveis. "Acreditamos que a prevenção começa cedo e que a criança pode ter um comportamento assertivo dentro de casa com os pais. Ele será um indutor de comportamento e fiscalizador de bons hábitos, se tornando um adulto consciente", comenta Fabiana Franco, uma das responsáveis pelo projeto.

O Projeto Afecc Educa contou com a parceria da Associação Capixaba Contra o Câncer Infantil (ACCACI) e do ilustrador Ilvan Filho, para a confecção da cartilha.


Como surgiu

O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. Este movimento começou na década de 90 nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas referente ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro.  A campanha derrubou as fronteiras e hoje vários países, incluindo o Brasil, realizam o evento que  ajudam milhares de pessoas.




Apoio da Rede SIM

Mais uma vez a Rede SIM apóia a Campanha Outubro Rosa por entender a importância social que o projeto tem perante a população Capixaba.  (completar)


Quer participar da Campanha Outubro Rosa 2012?

Entre no site http://afecc.org.br e saiba como.

Informações: 3334-8006. E-mail: outubrorosa@santarita.org.br





 


Comentário

  • Nome Completo:
    Email:
    Digite aqui seu Comentário:
    Enviar
Espírito Santo em Ação © Copyright 2009, Asevila

Av. Luciano das Neves, 209, Edf. Dom Estevam, sala 506, Centro, Vila Velha - ES
CEP: 29.100-201 / CNPJ: 09.238.172/0001-72