Programa Aprendendo Logística

 


Asevila realiza entrega de certificados aos alunos participantes do Programa Aprendendo Logística

"É a comemoração de um programa, que em nossa concepção, foi bem sucedido. Nosso próximo passo será levá-lo para outros municípios capixabas, com o apoio das empresas ligadas à Asevila. Pretendemos também atrair novos parceiros para essa grande empreitada." A declaração foi feita pelo diretor da Associação dos Empresários de Vila Velha, Anderson da Silva de Carvalho, durante solenidade de entrega dos certificados dos 10 estudantes que participaram do Programa Aprendendo Logística.

O evento foi realizado na noite desta quinta-feira (05), no auditório do Centro Estadual de Educação Técnica Vasco Coutinho, em Vila Velha. Estiveram presentes na cerimônia o secretário do Estado de Educação (Sedu), Klinger Marcos Barbosa Alves; o diretor da Agência de Desenvolvimento em Redes (Aderes), Pedro Rigo; e o representante da Prefeitura da cidade, Luiz Felipe Neves Sardinha, subsecretário de Micro e Pequenas Empresas (MPE).

Em seu pronunciamento, o secretário da Sedu enfatizou a importância de iniciativas como essa. Segundo ele, é uma oportunidade para que todos aprendam. "É uma ação essencial para nossos alunos e para as empresas, pois essas poderão influenciar na formação desses estudantes. São com atitudes dessa natureza que fazem os jovens se sentirem valorizados e motivados, além de proporcionar-lhes oportunidades de capacitação. Os estudantes podem conhecer a realidade e garantir uma formação mais pé no chão", salienta.

Durante a solenidade, foi exibido o vídeo de apresentação do Programa Aprendendo Logística. Em sequência, houve a entrega dos certificados aos jovens. Um dos alunos participantes, Wambasten Dias Maforte, de 17 anos, avalia positivamente a experiência pela qual passou. Para ele, foi interessante ver na prática o que foi apresentado em sala de aula.

"Vivemos uma rotina de profissional de logística. Pudemos ver os problemas e as soluções praticadas no dia a dia. Sendo o programa piloto, foi uma experiência inovadora, que deve continuar, pois é uma ótima chance para nós, jovens, aprendermos e nos qualificarmos", comentou.

Programa Aprendendo Logística

Reconhecido mundialmente, o programa Aprendendo Logística é uma iniciativa da Asevila. Por meio dele, dez estudantes dos cursos Técnico em Logística e do Ensino Médio Integrado em Logística de escolas estaduais de Vila Velha foram selecionados para fazer um estágio de um ano nas seguintes empresas: Vila Porto, TVV Login, Rodosol e Hiper Export. Os estudantes permaneceram três meses em cada empresa.

O projeto visa capacitar os alunos e, dessa forma, ajudá-los a desenvolver as habilidades exigidas para atuação no mercado de trabalho. Cada estagiário recebeu uma bolsa de R$ 400,00, vale transporte, alimentação e seguro de vida.

Para participar do programa de estágio, os estudantes passaram por um processo seletivo que contou com avaliação de raciocínio lógico e planejamento, avaliação de aspectos técnicos e comportamentais e entrevista com gestores e equipe de Recrutamento & Seleção.



Depoimentos

"O papel das empresas nesse programa é fundamental. Abrimos as portas para os alunos colocarem em prática aquilo que viram na teoria. Se não houver essa abertura por parte dos empresários, o programa não acontece. O Aprendendo Logística superou nossas expectativas. Recebemos alunos que se mostraram empenhados para aprender. Foi uma troca, na verdade. Foi prazeroso sentir que ensinamos e que eles, por sua vez, estavam ansiosos por aprender." Noemi Eller, gerente de Recursos Humanos da Vila Porto

"O programa ajudou a criar novos profissionais no Estado, que é uma região promissora na área de logística, ainda mais por conta do petróleo. Participei do projeto desde o início, na parte de entrevista e seleção dos estudantes. Além disso, fui o tutor do grupo. São jovens especiais, que tiveram uma grande oportunidade e souberam aproveitá-la." Júlio César Freitas Rangel, gerente executivo da Ogmo

"Foi uma experiência muito bacana, pois tivemos a oportunidade de ter contato com esses alunos. Estamos, inclusive, estendendo o estágio de um deles, dessa forma ele poderá se desenvolver e criar uma percepção melhor do trabalho. Não foi só uma chance de trabalho, foi um caminho que começamos a construir. Se seguido corretamente, poderá levá-los a se firmar no mercado de trabalho." Geraldo Dadalto, presidente da Rodosol

"Conhecemos o programa recentemente e ficamos surpresos com seu espírito empreendedor. O projeto faz duas coisas, capacita esses jovens e lança no mercado mão de obra qualificada. Esses jovens saem hoje daqui prontos para encarar o mundo. Parabenizamos a Asevila pela iniciativa, que deve ser abraçada e multiplicada por outras cidades. Vamos dar total apoio a esse projeto." Pedro Rigo, diretor-presidente da Aderes



Veja Também

Arquivos relacionados

Comentário

  • Nome Completo:
    Email:
    Digite aqui seu Comentário:
    Enviar
Espírito Santo em Ação © Copyright 2009, Asevila

Av. Luciano das Neves, 209, Edf. Dom Estevam, sala 506, Centro, Vila Velha - ES
CEP: 29.100-201 / CNPJ: 09.238.172/0001-72