Vila Velha debate benefícios de Porto de Águas Profundas

Especialistas do segmento vão debater a instalação de um porto de águas profundas em Vila Velha.

 

Debater com a sociedade e especialistas do seguimento a importância da instalação de um Porto de Águas Profundas em Vila Velha. É com esse objetivo que a Prefeitura de Vila Velha realiza, na próxima quinta-feira (06), um seminário com o tema "Porto Indústria: Ponte para o desenvolvimento". O evento será realizado a partir das 8h30, no hotel Transamérica Classic, em Vila Velha. As inscrições para o debate são gratuitas e podem ser feitas no site http://www.vilavelha.es.gov.br/portoindustria.

No Brasil, atualmente, Pernambuco é o único Estado que tem um porto indústria de águas profundas - com profundidades entre 15,5m e 20,0m. Para apresentar as experiências e benefícios deste modelo portuário, o vice-Presidente do Complexo Portuário de Suape, Caio Ramos, será um dos palestrantes do seminário.

Diversas autoridades, especialistas e estudiosos do seguimento já confirmaram presença, entre eles, o perito em planejamento portuário e Doutor pela Universidade de São Paulo (USP), Mauro Scazufca; o presidente da Companhia Docas do Espírito Santo (Codesa), Clovis Lascosque; o prefeito do município, Neucimar Fraga; e o governador do Estado, Renato Casagrande.

Neucimar defende porto
Para garantir a competitividade portuária e manutenção de empresas, empregos e renda do segmento, o prefeito Neucimar Fraga defende a instalação de um Porto de Águas Profundas (Portaes), popularmente conhecido como Super Porto, no município como diferencial e atrativo de mercado após a extinção dos benefícios concedidos pelo Fundo de Desenvolvimento das Atividades Portuárias (Fundap).

"Estudos técnicos apontam potencial para o novo porto ser construído nas proximidades da Ponta da Fruta, região sul da Cidade. O projeto tem o custo estimado de R$ 1 bilhão e viabilidade de profundidade em até 23 metros. O Porto é uma oportunidade para distribuir de forma socialmente correta os investimentos e desenvolvimento na Região Sul da Região Metropolitana da Grande Vitória", explica Neucimar.

O prefeito ressaltou ainda que o fato que favorece Vila Velha são alguns elementos logísticos e estruturais, como por exemplo, a proximidade com rodovias federais e estaduais, termelétrica, linhão de energia originário de Ouro Preto (MG) e a construção da Ferrovia Litorânea Sul.

Programação
8h30 - Welcome Coffe
* Clovis Lascosque - Presidente da Codesa
* Mauro Scazufca - Especialista em planejamento portuário e Doutor pela USP
* Caio Ramos - Vice-Presidente do Porto de Suasse
* Neucimar Fraga - Prefeito de Vila Velha
* Renato Casagrande - Governador do Espirito Santo
12:00 - Encerramento


Comentário

  • Nome Completo:
    Email:
    Digite aqui seu Comentário:
    Enviar
Espírito Santo em Ação © Copyright 2009, Asevila

Av. Luciano das Neves, 209, Edf. Dom Estevam, sala 506, Centro, Vila Velha - ES
CEP: 29.100-201 / CNPJ: 09.238.172/0001-72