Vila Velha apresenta projetos de desenvolvimento durante a Expoportos 2009

A Prefeitura de Vila Velha, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, fará parte da Expoportos 2009, que acontece nos dias 6, 7 e 8 de outubro, no Pavilhão de Exposições de Carapina, Serra. No estande, que funcionará das 16 às 22 horas, empresários e investidores da cadeia de logística e transporte do Estado poderão conhecer o potencial econômico de Vila Velha e suas estratégias de atração de investimentos no setor portuário público e privado.

De acordo com o secretário Octaciano Neto, o município vai apresentar suas propostas de investimento principalmente voltadas para um novo complexo portuário, o de Jaburuna. A proposta desse complexo faz parte do Plano de Desenvolvimento Sustentável de Vila Velha, apresentado desde o início do ano.

"São projetos que farão com que o município tenha um plano do desenvolvimento econômico de forma muito clara e objetiva. Os visitantes do nosso estande vão saber quais os projetos que a cidade prioriza. Temos potencial. Não tenho dúvida de que nós transformaremos a cidade de Vila Velha na capital nacional no fornecimento de produtos e serviços para a indústria do petróleo", falou Octaciano Neto.



Vila Velha se destaca no setor portuário com o Porto de Capuaba, que movimenta, nos oito berços que possui, navios roll-on-roll-of, produtos siderúrgicos, mármores e granito, café, automóveis, granéis sólidos, bobinas de papel e celulose, principalmente por meio de contêineres, permitindo escoamento de produtos com origem do Corredor Centro-Leste e das importações. No primeiro semestre deste ano, Vila Velha movimentou mais de 1,2 bilhão de toneladas no Porto de Capuaba e no Terminal de Vila Velha (TVV).



Expoportos 2009

A Expoportos - Feira de Logística, Transporte e Comércio Exterior -, em sua sexta edição, consolida-se como o maior evento deste segmento no Espírito Santo e um dos três mais importantes do país. A programação será formada por feira e fórum de debates, com o objetivo de reforçar o potencial do Espírito Santo em logística, transporte e comércio internacional, criando uma vitrine de infraestrutura, serviços e produtos disponíveis por esses segmentos no Estado.

Uma das novidades em 2009 será a realização do Congresso Brasileiro de Terminais Portuários Público-Privado (Tecnoportos) como parte integrante da programação do evento. O congresso confere a Expoportos o respaldo de instituições como a Federação Nacional dos Operadores Portuários (Fenop), a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) e a Associação Brasileira de Terminais Portuários Privados (ABTP).

O Salão do Transporte Rodoviário - área exclusiva para a participação de transportadoras na feira - mais uma vez fará parte da programação. O espaço será uma excelente oportunidade para que empresas de cargas rodoviária mostrem seu potencial. O objetivo também é fomentar o crescimento do setor de logística do Estado com a participação de empresas locais. A novidade do espaço será a realização de uma Rodada de Negócios.

Quem também marcará presença no evento serão os agentes federais, que estarão reunidos em um estande divulgando os principais serviços prestados nos portos capixabas por instituições como Alfândega, Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Capitania dos Portos, Polícia Federal, Inmetro e Ministério da Agricultura.

A estimativa é que o número de empresas e instituições expositoras chegue a cem participantes e que o público visitante atinja a marca de 7 mil pessoas. A Expoportos é uma realização da Companhia Docas do Espírito Santo (Codesa) e da Fetransportes.


Espírito Santo em Ação © Copyright 2009, Asevila

Av. Luciano das Neves, 209, Edf. Dom Estevam, sala 506, Centro, Vila Velha - ES
CEP: 29.100-201 / CNPJ: 09.238.172/0001-72