O pacote e o Estado

 

O pacotão de Logística anunciado por Dilma parece um alento ao combalido Estado que de promissor passou a dúvida depois do funeral do Fundap. Agora a gente vai poder descobrir o real poderio político de nossos representantes, porque esta é a hora de exigir o cumprimento dos acordos e contrapartidas costurados durante o processo que culminou com o fim do incentivo que fazia do Espírito Santo um oásis para importadores. E a briga vai ser para que a ferrovia Vitória Rio saia do papel e para que a BR 262 seja finamente duplicada.

No caso da ferrovia, corremos o risco de simplesmente transformar a malha portuária do Estado em uma malha fantasma. Escoando via ferrovia o que é produzido aqui para os portos do Rio, o complexo carioca fica mais barato. Sem um incentivo como o Fundap, quem vai querer usar nossos portos? Já no caso da duplicação da BR 262 é simplesmente requentar o que já estava previsto e, aparentemente, incluir no bolo só para encorpar o pacote. A diferença é que agora, a rodovia deve passar à iniciativa privada.

Já tivemos algumas lições sobre promessas federais não cumpridas e projetos mirabolantes que não foram para frente. O Espírito Santo é escaldado, mas parece que não aprendeu a lição. E agora é a hora de cobrar investimentos reais.

Pacotão 2
Ainda estão previstos anúncios para incrementos nos aeroportos e portos. E a gente erra em pensar só em super porto. Um porto de águas profundas é essencial, mas o aparelhamento e otimização dos portos que já estão em operação são essenciais. E não pode ser um tema político, mas técnico. Quanto aos aeroportos, o que falta para operarmos em pistas regionais?

Inovação para os pequenos
O sistemas Findes quer inovação para pequenos e microempresários.da indústria.O programa Inova Findes oferece capacitação e consultoria. Nesta semana cerca de 80 empresas capixabas conheceram um pouco mais do programa Movimento para Inovar, um convênio nacional da CNI em parceria com o Sebrae. Embora a China ainda seja absoluta em alguns setores da indústria, inovação pode ser a saída para a sobrevivência de alguns setores.



Comentário

  • Nome Completo:
    Email:
    Digite aqui seu Comentário:
    Enviar
Espírito Santo em Ação © Copyright 2009, Asevila

Av. Luciano das Neves, 209, Edf. Dom Estevam, sala 506, Centro, Vila Velha - ES
CEP: 29.100-201 / CNPJ: 09.238.172/0001-72