Conferência Metropolitana de Meio Ambiente em Vila Velha

 

Vila Velha sediará a Conferência Regional Metropolitana de Meio Ambiente no dia 27 de julho, na Faculdade Novo Milênio, das 8h às 20h. O tema deste ano é resíduos sólidos. A organização da Conferência  é de responsabilidade da Seama e do Iema, com apoio da secretaria de Meio Ambiente de Vila Velha (Semma) e participação da sociedade civil, instituições governamentais e setor produtivo.

 

A Conferência Regional é uma das etapas que antecedem a etapa estadual e a nacional. São quatro os eixos temáticos: a produção e consumo sustentável, redução dos impactos ambientais, geração de emprego e renda e Educação Ambiental.

 

O objetivo da conferência, que acontece em todo o país, é buscar contribuições da sociedade, das empresas e do poder público para a implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS); disseminar conhecimento técnico-científico e político relativos ao tema; identificar soluções concretas para diminuir a geração de resíduos e mudar o padrão de consumo e possibilitar que toda a sociedade se aproprie localmente das metas e compromissos estabelecidos pela Política Nacional de Resíduos Sólidos. 

 

Na Conferência serão eleitas ações prioritárias para serem enviadas para a Etapa Estadual. Ainda durante a conferência serão eleitos delegados para participarem da etapa estadual, sendo 50% de representantes da sociedade civil, assegurando que destes, no mínimo 1/5 sejam de comunidades tradicionais e povos indígenas; 30% de representantes do setor empresarial e 20% de representantes do poder público, assegurando que destes, no mínimo metade, sejam de governos municipais.

 

Participam da etapa Regional Metropolitana representantes de 13 municípios. São eles: Vila Velha, Vitória, Cariacica, Serra, Viana, Guarapari, Fundão, Domingos Martins, Marechal Floriano, Santa Leopoldina, Ibiraçu, João Neiva, Aracruz.

 

Inscrições - Os interessados em participar da Conferência Regional Metropolitana devem procurar a secretaria de Meio Ambiente de seu município e fazer a pré- inscrição.  No dia do evento, 27 de julho, os participantes deverão levar a ficha de inscrição preenchida.  Em Vila Velha as inscrições podem ser feitas na secretaria de Meio Ambiente, na sede da Prefeitura, em Itaparica, pelo telefone 3149. 7265 ou pelo e-mail semma@vilavelha.es.gov.br.


Além da etapa metropolitana em Vila Velha, serão realizadas no Estado outras etapas regionais. A etapa estadual acontece nos dias 04 e 05 de setembro e a nacional, em Brasília, de 24 a 27 de outubro.

 

 Confira a programação da Conferência Regional Metropolitana:

Dia 27.07.2013

Local: Faculdade Novo Milênio

8h a 9h - Credenciamento

9h a 10h - Abertura oficial

10h a 10h30 - Apresentação da metodologia da Conferência

10h30 a 12h - Palestra: Panorama do Plano Nacional de Resíduos Sólidos

12h a 13h30 - Almoço

13h30 a 15h30 - Quatro grupos de trabalho (GTs):

?             Produção e Consumo Sustentável

?             Redução dos impactos ambientais

?             Geração de emprego e renda

?             Educação Ambiental

15h30 a 16h30 - Café / Hierarquização das propostas dos GTs

 16h30 a 18h - Divisão de grupos por segmento (Poder Público, Soc. Civil, Empresas) para eleição dos delegados à Conferência Estadual.

18h a 20h - Definições e encerramento


Fonte: PMVV


Comentário

  • Nome Completo:
    Email:
    Digite aqui seu Comentário:
    Enviar
Espírito Santo em Ação © Copyright 2009, Asevila

Av. Luciano das Neves, 209, Edf. Dom Estevam, sala 506, Centro, Vila Velha - ES
CEP: 29.100-201 / CNPJ: 09.238.172/0001-72