Vila Velha faz mapeamento para melhorar a segurança




Texto: Ana Paula Gonçalves / Foto: Sérgio Cardoso




Com o objetivo de prevenir e combater a criminalidade no município de Vila Velha, a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Prevenção e Combate à Violência (Semprev), está fazendo vários diagnósticos em diversos bairros do município com o objetivo deixá-los mais seguros. Essa metodologia permite, por meio de um olhar mais criterioso, realizar um mapeamento dos pontos vulneráveis no município, propondo intervenções nas regiões analisadas.


Nesse sentido, as intervenções sugeridas pela equipe perpassam desde questões ambientais (poda de árvores e matos altos) até a iluminação pública, limpeza urbana, questões de trânsito, levantamento de instalações de equipamentos municipais, como escolas, postos de saúde, dentre outros.


Relatório - Ao fim do levantamento de campo, é confeccionado um relatório para subsidiar os pedidos junto às outras Secretarias Municipais, com o objetivo de propor ações que amenizem ou resolvam os problemas apresentados nos diagnósticos.


Para a secretária de Prevenção e Combate à Violência, Fabiana Maioral, quem ganha com esse trabalho é sempre a população. "Esse mapeamento ajuda a encontrar nos bairros, regiões ou localidades, pontos críticos no que tange á questão da segurança municipal. Com ele, a gente pode melhorar o trânsito de pessoas e usufruir de ambientes agradáveis e que não trazem riscos".


Fabiana explica ainda que quando são identificadas questões que ultrapassam a capacidade de ação da Prefeitura, é encaminhado expediente a entidades estaduais ou federais para que eles tomem conhecimento do trabalho realizado. "Como sempre trabalhamos em parceria com outras entidades, temos a obrigação de informá-los da situação dos locais mapeados para assim, trabalhamos juntos na resolução dos problemas encontrados. Segurança aqui é tratada com seriedade", diz.


Três diagnósticos estão em fase de conclusão: Sítio Batalha; no Centro e no bairro Divino Espírito Santo, próximo ao Terminal de Vila Velha e da Faculdade Estácio de Sá; e em Boa Vista, no entorno da Faculdade de Vila Velha.


Fonte: PMVV


Comentário

  • Nome Completo:
    Email:
    Digite aqui seu Comentário:
    Enviar
Espírito Santo em Ação © Copyright 2009, Asevila

Av. Luciano das Neves, 209, Edf. Dom Estevam, sala 506, Centro, Vila Velha - ES
CEP: 29.100-201 / CNPJ: 09.238.172/0001-72