Porto de Vitória à espera de Dilma

Os dois berços de atracação no cais de Vitória já recebem navios de maior porte

RITA BRIDI | rbridi@redegazeta.com.br

Foto: Gabriel Lordêllo


Porto de Vitória teve obras concluídas no último mês de julho e já recebe embarcações de maior porte com modernização e ampliação de dois berços

 



As obras de ampliação e modernização dos berços 101 e 102 do cais comercial do Porto de Vitória estão concluídas desde o mês de julho. E enquanto a presidente Dilma Rousseff não vem ao Estado para fazer a inauguração oficial, o terminal opera normalmente, com os navios atracando nessas estruturas para o embarque e desembarque de cargas.



Nesta semana, por exemplo, duas embarcações de grande porte atracaram nos dois berços do cais de Vitória. De acordo com informações da assessoria de Comunicação da Companhia Docas do Espírito Santo (Codesa), as operações com as duas embarcações envolvem placas e bobinas de aço e rochas ornamentais.



O navio Ocean Tomo, de bandeira do Panamá, está no porto para o desembarque de 1.832 chapas de aço e 119 bobinas de aço para indústrias de siderurgia. Já o Panamana, de bandeira de Singapura, recebe o carregamento de 788 blocos de granito (20,5 mil toneladas).



Calado

Com as obras de ampliação e modernização, o comprimento da faixa do cais passou de 356 para 456 metros. O calado que era de 7,7 metros, passou para 12,5 metros de profundidade. O pátio de estocagem e manuseio de cargas, que tinha 26 mil metros quadrados (m²) foi ampliado para 40 mil m².



A sinalização do canal de acesso também já foi realizada. Falta a conclusão da dragagem de aprofundamento, que está em curso e com entrega prevista para o final do ano.
Com o final das intervenções, a capacidade de movimentação do porto saltará dos atuais 8 milhões para 11 milhões de toneladas por ano.



Com a ampliação do cais, a capacidade de movimentação de cartas passou de 400 mil para 2 milhões de toneladas/ano. Os caminhões que levam cargas para o embarque e que também que tiram as cargas desembarcadas passam de 16 mil para 80 mil/ano.

 

Fonte: A Gazeta

 

 

 



Comentário

  • Nome Completo:
    Email:
    Digite aqui seu Comentário:
    Enviar
Espírito Santo em Ação © Copyright 2009, Asevila

Av. Luciano das Neves, 209, Edf. Dom Estevam, sala 506, Centro, Vila Velha - ES
CEP: 29.100-201 / CNPJ: 09.238.172/0001-72