Vila Velha terá primeiro Centro de Triagem de Resíduos Recicláveis

 


SEMMA, SEMSU - 31 de março de 2014


A Prefeitura de Vila Velha recolhe, em média, 24 toneladas mensais de resíduos recicláveis. O material é encaminhado para Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Vila Velha (REVIVE), que realiza a triagem e trabalha com o conteúdo recebido.

Para ampliar o número da coleta, a Prefeitura realiza diversas ações. A mais nova iniciativa é a construção do primeiro Centro de Triagem de Resíduos Recicláveis de Vila Velha. O recurso, no valor de R$ 1 milhão, já foi aprovado pelo Fundo Cidades do Governo Estadual.

O novo espaço será construído na área cedida recentemente pela Prefeitura à Associação Vilavelhense de Coletores de Materiais Recicláveis (Revive). A área de 1.900 metros quadrados está localizada no Polo Empresarial de Vila Velha, no bairro Novo México. Todas as associações de catadores do município farão uso do local.

Projeto - O Centro de Triagem contará com área de 825 metros quadrados, com espaço para triagem, estocagem, recepção, banheiros com vestiário, cozinha com refeitório, auditório, sala multiuso, escritório, além de espaço para entrada e saída de caminhões. A meta da Prefeitura é iniciar o processo de licitação da obra em abril. A construção está prevista para ser realizada em seis meses.

O secretário de Meio Ambiente, Jader Mutzig, explica que este é mais um compromisso do Termo de Cooperação Ambiental, que a Prefeitura cumpre. "A construção é mais uma das etapas do TCA mantido entre o Ministério Público e administração municipal para implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos", informou.

Equipamentos - Além dos recursos do Fundo Cidades, a Prefeitura entregou ao Instituto Jones dos Santos Neves, em julho do ano passado, projeto de captação de recursos provenientes do Fundo para o Desenvolvimento Regional com Recursos da Desestatização - FRD/Bandes. "Este recurso será utilizado para aquisição de equipamentos, inclusive veículo".

Ações - Além da construção do Centro de Triagem de Resíduos Recicláveis, a Prefeitura instalou 50 novos Pontos de Entrega Voluntária (PEV?s) e mantém Ecopostos que recebem este tipo de material. O município também coleta recicláveis em 76 condomínios dos bairros Praia da Costa, Itapuã e Itaparica.

Para destinação de resíduos domésticos recicláveis a população deve utilizar os Pontos de Entrega Voluntária - PEVs

Glória - Praça Meyerfreund, Rua Mestre Gomes em frente à Igreja Católica
Parque das Gaivotas  - Praça Leopoldina Candido Dias, na Rua Jorge Risk
Coqueiral de Itaparica - Praça Coqueiral, na Rua Ataiabaia
Centro - Praça Duque de Caxias, na Rua Luciano das Neves
Praia da Costa - No calçadão, no final da Rua Diogenes Malacarne

Para destinação de pequenos volumes de resíduos da construção civil a população deve utilizar os Ecopostos  

Divino Espírito Santo - Rua José Rezende Filho
Cocal - Rua 18
Horário de funcionamento
De segunda a sexta-feira - Das 08h às 17h
Sábados - Até o meio-dia


Comentário

  • Nome Completo:
    Email:
    Digite aqui seu Comentário:
    Enviar
Espírito Santo em Ação © Copyright 2009, Asevila

Av. Luciano das Neves, 209, Edf. Dom Estevam, sala 506, Centro, Vila Velha - ES
CEP: 29.100-201 / CNPJ: 09.238.172/0001-72