Ação no Moreno tem presença de mais de 500 participantes

SEMMA - 22 de setembro de 2014
Com o apoio dos vários grupos, foram coletados 12 sacos de lixo do local.
Mais de 500 pessoas participaram, neste sábado (20), da atividade organizada pela Prefeitura de Vila Velha, no Morro do Moreno. Com o apoio dos vários grupos que utilizam o espaço para lazer e prática de esportes, foram coletados 12 sacos de lixo do local. A maioria do resíduo encontrado, garrafas e latinhas, foi doada ao Instituto Verde Vida para reciclagem.
Paralelo à limpeza de trilhas e doação de mudas, integrantes da Associação Capixaba de Escaladores (ACE) fizeram a limpeza de pichações na área conhecida como "testa da macaca". Na base do morro, a Polícia Ambiental realizou trabalho de educação ambiental dos visitantes, expondo animais empalhados nativos da região. Uma muda de Jequetibá Rosa, árvore símbolo do Espírito Santo, foi plantada no local. A muda foi doada pela Associação Ecológica Força Verde. As representantes do Instituto Verde Vida recolheram óleo de cozinha usado e comercializaram o sabão ecológico.
Na avaliação do secretário de Meio Ambiente, Jader Mutzig, a ação foi muito positiva. "Alcançamos nosso objetivo de integrar aqueles que utilizam o espaço para turismo, esporte e lazer, bem como os moradores gerando o sentimento de pertencimento deste local".
Entre as muitas pessoas que passaram pelo Morro do Moreno, estava um grupo de alunos do curso técnico de Meio Ambiente do Senai de Campo Grande, Cariacica, para a realização uma aula de campo. De acordo com o professor Sinval Marques, que é engenheiro florestal, ações como esta são muito importantes. "A preservação dos recursos naturais é responsabilidade de todos e é isto que passamos aos estudantes em sala de aula", explicou. A aula no local finaliza o tema ecossistemas tratado no curso.
Colaboração 
O estudante de Vila Velha Renzo Dalve foi um dos muitos visitantes que colaborou com a ação trazendo consigo duas sacolas de lixo. "Muito legal esta atividade. Eu sempre venho aqui e faço isto, mas ações como esta enfatizam o fato de que a responsabilidade é de todos". A moradora de Vitória Lorena Lopes visitou o Morro do Moreno pela primeira vez neste sábado com mais três amigos e gostou do local, mas se surpreendeu com o descaso das pessoas. "Achamos muitas garrafas, bandeja de isopor e palito de picolé".
Apoio
A atividade contou com apoio das secretarias de Serviços Urbanos, Educação, Cultura e Turismo, Obras, Transporte e Trânsito, Prevenção e Combate à Violência, Esporte e Lazer, Relações Institucionais, Desenvolvimento Econômico, de líderes comunitários da Praia da Costa, Instituto Verde Vida, 38° Batalhão de Infantaria do Exército, Polícia Militar Ambiental,  Sindipães e Associação Capixaba de Escalada (ACE).


Comentário

  • Nome Completo:
    Email:
    Digite aqui seu Comentário:
    Enviar
Espírito Santo em Ação © Copyright 2009, Asevila

Av. Luciano das Neves, 209, Edf. Dom Estevam, sala 506, Centro, Vila Velha - ES
CEP: 29.100-201 / CNPJ: 09.238.172/0001-72